top of page

Terapia Analítico-Comportamental: Como funciona e benefícios

  • Ana Paula Sedrez de Souza Pereira
  • 28 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mar.

A Análise do Comportamento é a ciência que estuda o comportamento humano a partir de uma abordagem aplicada e Baseada em Evidências. Seu embasamento filosófico vem do Behaviorismo Radical, proposto por B. F. Skinner.


De forma resumida, "o objeto de estudo da Análise do Comportamento são as interações de ações do organismo com seu ambiente" (Hübner & Moreira, 2012, p. 14). Isso significa que o comportamento não pode ser analisado de maneira isolada, pois ocorre dentro de um contexto específico, sendo influenciado pelas contingências ambientais.


A Terapia Analítico-Comportamental aplica esses princípios para compreender como aprendemos e mantemos nossos padrões comportamentais ao longo da vida. Seu foco vai além dos sintomas, investigando como as interações entre a pessoa e o ambiente influenciam seus pensamentos, emoções e ações, permitindo o desenvolvimento de repertórios mais saudáveis e funcionais.


Durante o processo terapêutico, o psicólogo trabalha em conjunto com o cliente para:

✔ Identificar os eventos que influenciam suas ações, compreendendo o que mantém ou modifica determinados comportamentos;

✔ Analisar como os contextos e experiências passadas impactam a forma como você se comporta hoje;

✔ Desenvolver estratégias mais saudáveis e funcionais para lidar com desafios, fortalecendo repertórios comportamentais mais flexíveis e adaptativos.


Diferente de abordagens que focam apenas na verbalização de sentimentos, a Terapia Analítico-Comportamental utiliza estratégias concretas e baseadas em evidências, promovendo mudanças reais e sustentáveis no dia a dia.

📍 Quer saber mais? Agende sua sessão!

ree

Fontes de Pesquisa: Borges, N. B., & Cassas, F. A. (Orgs.). (2020). Clínica analítico-comportamental: Aspectos teóricos e práticos. EDUEL.

Moreira, M. B., & Medeiros, C. A. (2007). Princípios básicos de análise do comportamento. Editora Artmed.

Skinner, B. F. (1953). Ciência e comportamento humano. Martins Fontes.


 
 
 

Comentários


bottom of page